COMO FORMAR PTB JOVEM

Como formar o JPTB

Para organizar Juventude PTB, em sua cidade, você deverá procurar a Executiva Estadual da JPTB e, posteriormente, estabelecer contatos com o Diretório Municipal do PTB, para ter acesso a informações e cooperar com as atividades partidárias.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA JPTB

* Ser filiado ou filiar-se ao Partido Trabalhista Brasileiro;
* Ter o domicílio eleitoral na cidade onde vai organizar a JPTB;
* Ter idade entre 14 anos completos e 35 anos incompletos.

ETAPAS PARA FORMAÇÃO DA JPTB MUNICIPAL

I. Constituição da COMISSÃO PROVISÓRIA
II. Eleição do DIRETÓRIO MUNICIPAL

I. COMISSÃO PROVISÓRIA

1. Reunir a juventude filiada ao PTB e escolher 5 (cinco) membros para comporem a comissão, sendo, um deles, o Presidente, um Secretário e um Tesoureiro, que serão responsáveis pela organização da JPTB Municipal, com mandato valido por 90 dias prorrogável pelo mesmo período se necessário e autorizado pela Executiva Estadual da JPTB.

2. Preencher o Modelo 1 e encaminhar à Executiva Estadual da JPTB, juntando, obrigatoriamente, cópia da identidade e anuência do Presidente do PTB municipal (no site www.ptbrs.org.br).

3. Aguardar aprovação e registro da Executiva Estadual da JPTB, que encaminhará ofício comprovando a existência da Comissão Provisória.

4. Adquirir um livro de Ata, que deverão ser rubricadas pelo Presidente do PTB municipal, e que servirá para anotação das reuniões da Comissão Provisória e, após a Convenção, das reuniões do Diretório Municipal e Executiva da JPTB.

II. INSTRUÇÕES PARA ORGANIZAR A CONVENÇÃO MUNICIPAL E FORMAR OS DIRETÓRIOS DO JPTB

1. Cumprir a exigência do número mínimo de filiados;

a) As Convenções Municipais somente poderão ser realizadas nos municípios onde a JPTB tiver o seguinte número mínimo de filiados:

I – 20 filiados nos municípios com até 15.000 eleitores;
II – 25 filiados nos munic����������������������������������������������������������������������������������������������������������������pios com 15001 até 30.000 eleitores;
III – 30 filiados nos municípios com 30001 até 50.000 eleitores;
IV – 50 filiados nos municípios com 50001 at�� 100.000 eleitores;
V – 100 filiados nos munic����pios com mais de 100.000 eleitores;

* Nesse quesito, seria interessante, além de fazer o maior número de filia��ões possíveis, contatar o Presidente do PTB da cidade, para obter cópias das fichas dos filiados e montar um cadastro da JPTB municipal. Além disso, fazer a Convenção da JPTB na mesma data e no mesmo local da Convenção do PTB, inclusive para aproveitar os filiados que poderão votar nas duas convenções, sem contar as facilidades relacionadas à infra-estrutura.

2. ANTES DA DATA DA CONVENÇÃO: encaminhar à Executiva Estadual do JPTB a data da Convenção e a pauta a ser discutida e votada, para eventual designação de observador.

3. ATÉ DEZ DIAS ANTES DA DATA DA CONVENÇÃO: prazo para filiação de membros da JPTB que poderão votar.

4. ATÉ 8 DIAS ANTES DA DATA DA CONVENÇÃO: convocar a Convenção Municipal da JPTB, através de edital (Modelo 2), que deverá ser afixado na sede da JPTB e/ou PTB Municipal e, se possível, mediante circular dirigida aos convencionais e ao Presidente do PTB local (No site www.ptbrs.org.br).

5. ATÉ 48 HORAS ANTES DA DATA DA CONVENÇÃO: encaminhar o Registro de Chapa(s) à Comissão Executiva (ou Provisória) Municipal da JPTB em duas vias, contendo nome, endereço e data de nascimento.

6. A Convenção Municipal elegerá o Diretório Municipal da JPTB e os Delegados à Convenção Estadual, todos com mandato de 3 anos.

a) – Os Diretórios Municipais são constituídos de, no mínimo de 15 e no máximo 45 membros titulares e de suplentes correspondentes a 1/3 dos membros titulares, eleitos pela convenção municipal.
§ único: Compõe o Diretório como natos os membros da bancada na Câmara de Vereadores, com idade de Juventude.
b) – A Convenção Municipal elegerá os Delegados municipais à Convenção Estadual, até o limite de 20 (vinte), de acordo com o seguinte critério:

1) 2 (dois) representantes do município;
2) 1 (um) representante para cada 1000 votos obtidos pela legenda na última eleição para a Câmara de Vereadores, nos municípios com até 10.000 eleitores;
3) 1 (um) representante para cada 3.000 votos obtidos pela legenda, na última eleição para a Câmara de Vereadores, nos municípios com mais de 10.000 eleitores.

7. Após o resultado da Convenção Municipal, reunir os Membros eleitos para o Diretório com a finalidade de eleger a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal que deverá ter a seguinte composição;

a) – A Comissão Executiva Municipall será constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário – Geral, Tesoureiro, dois Vogais e três suplentes.

-Parágrafo Único – Desde que previamente autorizada pela Comissão Executiva Estadual, a Comissão Executiva Municipal e Zonal poderá organizar-se com a mesma composição da Executiva Nacional do JPTB.
b) – O Conselho Fiscal será constituído de 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes, na composição dos Diretórios Municipais;

8. Remeter imediatamente �� Comissão Executiva Estadual da JPTB, cópia das Atas de Eleição, conforme Modelo 3 e 4 e listas de presenças das mesmas, bem como relação com nome, endereço e telefone dos eleitos.

9. O prazo para a realizaç����es das Convenções Municipais da JPTB é de 01 de Março a 30 de Abril de 2013.