Instalada Comissão Especial da Segurança Pública na ALRS

site

Ocorreu, na tarde desta segunda-feira (12/12), a instalação da Comissão Especial da Segurança Pública, a qual o deputado Ronaldo Santini (PTB) preside. O ato ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, no Parlamento Gaúcho, e contou com a presença de diversas autoridades locais. A comissão tem como objetivo tratar sobre a questão da Segurança Pública no Estado, apurando o aumento nos números de infrações penais, em especial homicídio e latrocínios, além da grave crise prisional, a falta de vagas e as condições precárias dos atuais presídios.

Santini iniciou saudando a todos os presentes e enfatizou a responsabilidade que tem como presidente da Comissão: “Sabemos que é uma missão árdua e entendemos que o que nos une nessa causa é o desespero no que diz respeito à crise da Segurança Pública no Rio Grande do Sul”. O parlamentar esclareceu ainda, que a atitude de criar o novo órgão técnico da Casa é de buscar soluções, trabalhando em conjunto. “Esta criação não tem viés político, estamos despidos de vaidade para vencermos juntos”, afirmou o petebista. Ronaldo Santini comprometeu-se em se empenhar juntamente com os outros deputados nos 120 dias do comitê para resultados positivos.

Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário da Segurança Pública do Estado, César Schirmer, revelou entender o importante e difícil papel que os integrantes do Parlamento Gaúcho desempenham. Ele expôs que todos os poderes devem trabalhar juntos na questão da violência em que o RS se encontra.

A presidente da ALRS, deputada Silvana Covatti (PP), finalizou o evento, formalizando a instalação da Comissão. “Quero parabenizar ao deputado Santini e a todos os envolvidos, com a certeza da responsabilidade com a sociedade gaúcha.”

Integram a Comissão: o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), deputado Tiago Simon (PMDB), deputado Vilmar Zanchin (PMDB), deputado Enio Bacci (PDT), deputado Vinícius Ribeiro (PDT), deputado Frederico Antunes (PP), deputado Sérgio Turra (PP), deputado Adilson Troca (PSDB), deputada Liziane Bayer (PSB) e deputada Regina Becker Fortunatti (Rede).

 Presenças

Além das autoridades citadas acima, estiveram participando do evento o juiz corregedor, Alexandre de Souza Costa Pacheco, o subprocurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o representante do Tribunal de Justiça Militar, juiz coronel Fábio Duarte Fernandes, o comandante-geral, coronel Alfeu Freitas de Moreira. Também estiveram presentes o subchefe da Polícia Civil, delegado Leonel Carivalli, o diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP), Cleber Ricardo Müller, o presidente da Ajuris, Gilberto Schafer, a vice-presidente da Ajuris, Vera Lúcia Deboni, o comissário de polícia, Luiz Cesar Machado Mello, a presidente da ASDEP, delegada Nadine Anflor, representante da Abergs, Eduardo Dalanhese, representando a Abamf, Dagoberto Valterman, representando ASSTBM, Aparício Santellano, o coronel da Brigada Militar, Marcelo Gomes Filho, o assessor jurídico da Presidência do Tribunal de Contas, Bruno Pinto de Freitas, e demais convidados.

Foto: Gabriel Silveira