Ronaldo Santini agracia o desembargador José Aquino com a Medalha Mérito Farroupilha

_001

O deputado Ronaldo Santini (PTB), entregou, ao desembargador José Aquino Flôres de Camargo, a Medalha Mérito Farroupilha. A homenagem, proposta pelo deputado Santini, aconteceu no Salão Júlio de Castilhos, reunindo os deputados Adão Villaverde (PT) e Edson Brum (PMDB), demais autoridades estaduais e familiares do agraciado.

O deputado Santini iniciou seu pronunciamento saudando a todos os presentes e enfatizando a importância de José Aquino em seus 36 anos de história de Magistratura. O petebista lembrou ainda, de toda a simplicidade e espírito colaborativo do desembargador desde o início de sua trajetória profissional: “Mesmo com o compromisso de seguir o extremo exercício da Lei, jamais deixou de expressar sua forma de vida simples, sanguínea”, afirmou o deputado. O parlamentar declarou que Camargo tem todo o merecimento em receber esta medalha, pois é um cidadão acessível. “Em todos os momentos de dificuldade, como este onde o Estado passa por uma crise financeira, Aquino se colocou prontamente ao lado dos deputados”, finalizou Santini.

O desembargador agradeceu a homenagem feita pelo deputado petebista e se revelou honrado em receber a Medalha Mérito Farroupilha.  Ele ressaltou ainda, que o momento em que o Estado do Rio Grande do Sul vive é complicado, mas que devemos atravessar estes embates firmemente e celebrar o convívio harmônico. Camargo encerrou afirmando que leva esta homenagem com a certeza de que levantou a bandeira de viver com dignidade, educação, simplicidade e sobretudo, amor.

 Presenças

Estiveram presentes: Representando o governador do Estado José Ivo Sartori, o procurador-geral do Estado em exercício, Dr. Leandro Augusto Nicola de Sampaio, a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Isabel de Azevedo de Souza, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o representante da direção do Foro da Comarca da Capital, Nilton Tavares da Silva, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa, vice-presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Tavares. Também estiveram presentes o pai do desembargador José Aquino, Ivone de Camargo, a mãe, Célia de Camargo, a esposa, Marli de Camargo as filhas Laura e Paula e demais autoridades.

Trajetória

Graduado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José Aquino graduou-se na Faculdade de Direito da UFRGS, no ano de 1979. Tornou-se juiz de direito em 1982, tendo atuado nas Comarcas de Guarani das Missões, Sobradinho, Rio Grande e Porto Alegre, onde foi titular do 1º Juizado da 1ª Vara da Fazenda Pública e 11ª Vara Cível. Foi juiz-corregedor. Promovido a desembargador no Tribunal de Justiça em julho de 1998. Foi vice-presidente administrativo, 1º vice- presidente da entidade. Presidiu a AJURIS de 2002 a 2004.  Também exerceu a Direção do Departamento de Valorização Profissional da AJURIS.

Foi presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (Conad) do TJ nas gestões 2006-2008 e 2008-2010.  Além disso, foi eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça em 2010-2012. Foi professor na Escola Superior da Magistratura da Ajuris, e atualmente exerce jurisdição na 22ª Camara Cível do Tribunal de Justiça.

Foto: Gabriel Silveira