Ronaldo Santini participa do I Encontro Gaúcho pela Segurança Pública, na OAB

_dsc2084

O deputado Ronaldo Santini (PTB) participou, na manhã desta segunda-feira (12/12), do I Encontro Gaúcho pela Segurança Pública: construindo um grande pacto pela Paz no RS, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), na Sala de Sessões do Conselho Seccional da OAB, na Capital.

O encontro, mediado pelo presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, teve como objetivo debater a situação da segurança no Estado, com diversas autoridades especialistas no tema. Este debate foi inspirados por experiências de sucesso, como as de Nova Iorque, Bogotá, Medellín, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco (os três estados que mais reduziram seus índices de violência entre 2004 e 2015).  De acordo com Breier, o deputado Ronaldo Santini pode ser um grande interlocutor com o Estado neste tema, somando com o Poder Legislativo e abrindo diálogo com a sociedade.

Santini parabenizou a OAB pela iniciativa e afirmou ser um debate importantíssimo para a sociedade, “o de melhor nível que já presenciei”. O petebista ressaltou ainda, que mais importante do que apontar culpados pela crise da segurança do Rio Grande do Sul, é encontrar soluções, sem protagonismos. “Precisamos da sociedade civil, da iniciativa privada, que já financia a segurança pública. Pretendo fomentar estes investimentos privados através da Lei de Incentivo à Segurança Pública” disse o deputado, lembrando do projeto de lei de sua autoria que tramita na Assembleia Legislativa do Estado. O parlamentar preside a Comissão Especial da Segurança Pública que foi instalada nesta tarde, na Presidência da ALRS.

Palestrantes

O advogado Alberto Kopittke, presidente da ONG RS Mais Seguro, que atuou como secretário de Segurança Pública de Canoas, deu início ao diálogo saudando os convidados e afirmando a extrema relevância pela troca de experiências no tema.

Carolina Ricardo, uma das fundadoras do Instituto Sou da Paz, a mais importante ONG sobre Segurança Pública de São Paulo.  Ela participou do seminário São Paulo Sem Medo, do qual surgiram diversas iniciativas que viriam a transformar a Segurança Pública naquela localidade.   “Precisamos lembrar que Segurança Pública não é algo exclusivo da polícia.  Precisamos conquistar corações e mentes nesta luta, aliados à imprensa e sociedade”, disse.

Rubem César Fernandes, fundou em 1993 a ONG Viva Rio (RJ), uma das maiores ONGS do País, cuja a meta é a pesquisa e a formulação de políticas públicas, com o objetivo de promover a cultura de paz e o desenvolvimento social. A organização desenvolve campanhas de paz e projetos sociais.

Presenças

O evento reuniu autoridades como o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, a secretária-geral adjunta da OAB-RS, Maria Cristina Carrion Vidal, o promotor de justiça, Luciano Vaccaro, o desembargador federal, João Batista Pinto da Silveira, a vice-presidente da Ajuris, juíza Vera Lúcia Deboni, o presidente da Famurs, Luciano Pinto da Silva, o presidente da Fercosul, José Hugo Klein e demais convidados.

Legenda: Evento aconteceu na Sala de Sessões do Conselho Seccional da OAB

Foto: Cristiane Scherer

Texto: Ederson da Rocha MTE 13365